Projeto RIGHTS pretende «combater a violência, o racismo, a discriminação e a intolerância no desporto»
Recolher testemunhos de pessoas que vivenciaram ou presenciaram situações de discurso de ódio em contexto desportivo.
A Rosto Solidário é uma ONGD, sedeada em Santa Maria da Feira, que tem vindo a trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no quadro da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global. Dentro desta atuação, gere e operacionaliza o projeto RIGHTS, em conjunto com outros parceiros internacionais. Este projeto pretende contribuir para «combater a violência, o racismo, a discriminação e a intolerância no desporto».
Com esse intuito, será desenvolvido um Kit de ferramentas de comunicação e campanhas de sensibilização, que servirão de base a dirigentes e responsáveis de comunicação de entidades desportivas existentes em Portugal, Espanha, França, Grécia, Bulgária, Sérvia, Turquia e Itália. As ferramentas adotarão a Comunicação Intercultural como principal veículo para promover a educação, o respeito e garantindo a integridade no desporto.
Até 18 junho o grande objetivo deste projeto é identificar e recolher potenciais testemunhos de pessoas, que tenham presenciado ou vivenciado situações onde discursos de ódio estiveram presentes no contexto da prática desportiva (através do método de investigação de entrevistas anónimas).