“Receber bem os adeptos adversários reduz os incidentes”
Rodrigo Cavaleiro, presidente da APCVD, fala à Renascença sobre a campanha "Sintam-se em Casa", que se estende a futebol, andebol, basquetebol, patinagem e voleibol.
A campanha “Sintam-se em Casa”, promovida pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD), que numa primeira fase foi implementada nas competições profissionais de futebol, foi alargada às provas organizadas pelas federações de futebol, andebol, basquetebol, patinagem e voleibol.
Esta é uma campanha simbólica que pretende recordar que as evidências que serviram de base ao modelo europeu de segurança dos espetáculos desportivos demonstram que a componente da hospitalidade contribui decisivamente para decrescer tensões e hostilidade, aumentando dessa forma os níveis de segurança.
Ao contribuírem para um clima de hospitalidade entre adeptos visitados e visitantes, os promotores de espetáculos desportivos aumentam as probabilidades de os adeptos se sentirem bem-vindos, estimados e confortáveis nos espetáculos desportivos, contribuindo para atrair mais famílias aos recintos desportivos e para um convívio salutar entre adeptos.
Rodrigo Cavaleiro, presidente da APCVD, fala à Renascença de uma campanha que continua a crescer:
“Esta campanha acaba por significar aquilo que deve ser implementado jogo-a-jogo, espetáculo desportivo a espetáculo desportivo. É importante que as pessoas percebam o alcance desta campanha, que os dirigentes dos clubes consigam usar a hospitalidade como importante ferramenta para a segurança dos espetáculos desportivos. É importante receber os adeptos adversários porque é o correto, mas também porque podemos dizer de uma forma pragmática que é a melhor forma de reduzir os incidentes nos recintos desportivos”, explica.
Os próximos passos estão definidos, com o maior relevo a ser dado pelo convite a que os os clubes possam interessar-se pela campanha Sintam-se em Casa, junto da APCVD:
“Esta é uma campanha dinâmica, na próxima época vamos voltar a estar na final-four da Taça da Liga, mas também queremos inspirar os clubes das mais diversas modalidades e dos mais diversos escalões que façam ações de hospitalidade. Que se juntem à campanha.”
Fonte: Renascença