«Dislike ao Racismo no Desporto»
Foi lançada ontem, 28 de outubro, na Escola Calazans Duarte, na Marinha Grande, a campanha «Dislike ao Racismo no Desporto».
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) é parceira nesta iniciativa promovida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. / PNED, orientada para crianças e jovens, com o objetivo de prevenir atos de racismo no desporto.
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, da Vereadora do desporto, Ana Alves Monteiro, do Presidente da APCVD, Rodrigo Cavaleiro, do Embaixador #Beactive do IPDJ, João Pedro Pais, dos judocas paralímpicos Jorge Pina e Miguel Vieira e de vários representantes de entidades ligadas ao desporto, educação e juventude.
A promoção dos valores e da ética no desporto foi o objetivo central da iniciativa “Like aos valores”, no âmbito da comemoração do Dia Internacional do Judo, que ocorreu esta quinta-feira, 28 de outubro, no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
O programa foi organizado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Município da Marinha Grande, Agrupamento Poente e Judo Clube da Marinha Grande e teve um forte envolvimento da comunidade escolar, tendo-se iniciado na Escola Guilherme Stephens, com a demonstração de judo.
Seguiu-se a graduação dos participantes no Projeto Judo4all, da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Marinha Grande, integrados no Projeto complementar do Desporto Escolar “DE +”.
Foi ainda apresentada a Bandeira da Ética, através de uma demonstração de judo com alunos mentores do projeto A(judo).